Topo

Josias de Souza

Lava Jato dificulta novas concessões de Dilma

Josias de Souza

25/05/2015 19h53

Sob Dilma Rousseff, as grandes empreiteiras venceram a maioria das concessões de obras e serviços públicos que o governo licitou. Pilhadas na Operação Lava Jato, essas empresas dobraram os joelhos. Os canteiros de obra das concessões sofrem atrasos. E as construtoras não parecem dispor de fôlego para participar do novo plano de concessões que o governo tenta colocar em pé em junho. É algo preocupa o Planalto.

Para complicar, o rigor fiscal impede o governo de reeditar a velha prática de injetar dinheiro do Tesouro nos bancos públicos, para irrigar o mercado com empréstimos que os bancos privados evitam conceder. O plano de concessões deve conter modelos alternativos de financiamento. Os empréstimos companheiros do BNDES serão combinados com cifras obtidas por meio da emissão de debêntures. Quer dizer: o êxito do plano depende do intresse do mercado de capitais.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.