Topo

Josias de Souza

Para atrair os rebeldes, Planalto reativa balcão

Josias de Souza

08/10/2015 06h20

Novo articulador político do Planalto, o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) recebeu os líderes dos partidos que se rebelaram contra o governo na Câmara: PR, PP, PSD, PRB, PSDC, Pros, PHS e PSC. Conversaram sobre cargos e verbas. Ao final, Berzoini pronunciou a senha para a pacificação: Dilma "quer atender todo mundo". Reativou-se o balcão, dessa vez para negociar posições no segundo e no terceiro escalão.

A conversa teve lances de ciúmes e lavagem de roupa suja. O que deixou os líderes enciumados foi o tratameto preferencial que Dilma dispensa ao líder do PMDB, Leonardo Picciani, aquinhoado com dois ministérios. A roupa suja referia-se aos pedidos de cargos e emendas já formalizados e não atendidos.

Alguns líderes disseram a Berzoini que, sem essa mercadoria, eles não conseguem deter os arroubos das bancadas. O ministro lhes assegurou que a coisa agora vai caminhar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.