Topo

Josias de Souza

Cunha adiará votação no Conselho pela 2ª vez

Josias de Souza

23/11/2015 19h20

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) se articula com os aliados para impedir pela segunda semana consecutiva a votação do parecer do deputado Fausto Pinato (PRB-SP). No texto, Pinato recomenda ao Conselho de Ética a continuidade do processo sobre a cassação do mandato do presidente da Câmara. Em coreografia ensaiada, um integrante da infantaria de Cunha pedirá vista do processo, retardando a votação.

O pedido de vista serve para que os parlamentares estudem melhor os processos. No caso de Cunha, já bem esmiuçado, não há muito o que estudar. Mas o regimento interno da Câmara manda que seja concedido prazo de dois dias. A votação deveria ser transferida para quinta-feira. Porém, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), cogita empurrar a encrenca para a semana que vem. Alega que o quórum é baixo às quintas. Cunha agradece.

Relator do processo contra Cunha, Fausto Pinato havia se preparado para ler seu relatório na quinta-feira da semana passada. Mas as manobras do acusado, executadas em parceria com seus aliados e com o PT, impediram a leitura e a votação que ocorreria na sequência.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.