Topo

Josias de Souza

Temer deve entregar a Agricultura para o PRB

Josias de Souza

28/04/2016 03h40

No rateio ministerial que promove enquanto se prepara para a hipótese de ter que assumir a Presidência da República, Michel Temer negocia a entrega do Ministério da Agricultura ao PRB. Com isso, o partido será promovido da periferia para o centro da Esplanada. Até as vésperas da aprovação do impeachment na Câmara, ocupava a pasta dos Esportes. Antes disso, havia comandado a Pesca.

Deve-se a ascensão da legenda, ligada à Igreja Universal, ao posicionamento de sua bancada federal. O PRB traiu Dilma, despejando no cesto do impeachment os 22 votos de que dispõe na Câmara. No Senado, o partido tem apenas um representante: o ex-ministro da Pesca, Marcelo Crivella (RJ).

Os operadores de Temer tentam emplacar na cota atribuída ao PRB um nome respeitável. Sugeriu-se ao partido que apadrinhe a nomeação de Roberto Rodrigues. Foi ministro da Agricultura no primeiro mandato de Lula. Presidiu a Associação Brasileira do Agronegócio. Na campanha presidencial de 2014, apoiou a candidatura do tucano Aécio Neves.

Roberto Rodrigues é um crítico ácido da gestão de Dilma na Agricultura. Queixa-se especialmente do descaso com a agroenergia. Acusa a gestão Dilma de ter destruído o setor sucroalcooleiro.

Ironicamente, o Ministério da Agricultura é comandado no momento pela senadora licenciada Kátia Abreu (PMDB-TO). Depois que o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) pediu demissão da pasta da Saúde, nesta quarta-feira, Kátia tornou-se a única sobrevivente do partido de Michel Temer na equipe de Dilma. Leal à presidente, ela já avisou que permanecerá ao lado da chefa até o final.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.