Topo

Josias de Souza

Em férias, blog prepara sua plataforma eleitoral

Josias de Souza

27/06/2016 02h30

Recebo e-mail do internauta que se identifica como 'Fiscal da Imprensa Golpista". Ele escreve regularmente desde o julgamento do mensalão. Queixa-se dos textos e esculacha o autor. Com o afastamento de Dilma, subiu o tom. E questionou: "Por que você, que critica todo mundo, não entra para a política? Por que não resolve os problemas do país você mesmo, sabichão?" O blog sairá em férias pelos próximos 15 dias. Aproveitarei o tempo vago para refletir a respeito.

Vem aí a eleição municipal. Um iniciante deve começar por baixo. Vereador! O primeiro passo é elaborar uma plataforma eleitoral, para testar a receptividade de uma eventual candidatura. Algo que consiga tocar o coração da parcela da sociedade que não se considera representada pelos políticos tradicionais —a faixa dos 16 aos 112 anos de idade, aproximadamente.

Não terei dinheiro para o marketing. De resto, o tempo de propaganda dos candidatos a vereador é ridículo. Mal daria para anunciar minha prioridade: sou radicalmente contra o regime, pois me recuso a fazer dieta. Assim, penso em levar ao ar um código de ética bem manjado, o mais antigo de que se tem notícia no mundo ocidental. Pode ser lido em 10 segundos. Diz coisas assim: "Não matarás, não roubarás, não prestarás falso testemunho, honrarás pai e mãe…"

Com esta plataforma, é improvável que algum dos 35 partidos com registro no TSE se entusiasme pela minha candidatura a vereador. Portanto, estarei de volta às notícias em duas semanas. Até já.

– Ilustração via Miran Cartum.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.