Topo

Josias de Souza

Em final de mandato, Paes testa nova vocação

Josias de Souza

25/07/2016 04h02

Na reta final do seu mandato, o prefeito carioca Eduardo Paes aproveita os Jogos Olímpicos para testar um insuspeitado projeto de redirecionamento profissional. Tomado pelas palavras, Paes parece ter encontrado uma nova vocação. À falta de melhor opção, já pode trabalhar em circos ou no lucrativo mercado das festas infantis.

Apinhada de problemas, a Vila Olímpica tornou-se o primeiro obstáculo a ser transposto pelos atletas antes de disputar medalhas. Após deparar-se com sanitários entupidos, vazamentos em tubulações, piso úmido e sujo, fiação elétrica exposta e escadas sem iluminação, a delegação australiana preferiu instalar-se em hoteis.

Eduardo Paes reconheceu os problemas. Prometeu saná-los nos próximos dias. Em seguida, voltou a aventurar-se no mundo da anedota: "…Vamos fazer os australianos se sentirem em casa aqui. Estou quase botando um canguru na frente [do prédio] para pular na frente deles", disse o alcaide.

Diretor de Comunicação do comitê olímpico da Austrália, Mike Tancred, reagiu mal à tentativa de anedota: "Não precisamos de cangurus, precisamos de encanadores para dar conta dos vários lagos que encontramos nos apartamentos."

A cinco meses de virar ex-prefeito, Eduardo Paes não pode se deixar abater. Ao contrário, precisa radicalizar nos testes. Deveria tentar o nariz vermelho, o colarinho folgado e os sapatos grandes. Se nada funcionar, ainda poderá recorrer às lágrimas de esguicho. Certos tipos de reciclagem às vezes exigem longos períodos de treinamento.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.