Topo

Josias de Souza

Preferida do Planalto à PGR promete ‘destemor’

Josias de Souza

25/06/2017 04h12

Denúncia contra Temer gera 'expectativa e certo constrangimento'

UOL Notícias


Apontada por auxiliares de Michel Temer e caciques do PMDB como a melhor alternativa entre os oito candidatos que disputam a sucessão de Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República, a subprocuradora-geral Raquel Dodge disse como pretende lidar com as denúncias contra o presidente da República caso seu nome prevaleça. Em entrevista ao UOL, ela reconheceu que "há em torno desse assunto uma grande expectativa e um certo constrangimento." E avaliou que o caso requer "temperança e destemor." No mais, defendeu a análise criteriosa das provas e a aplicação das leis e da Constituição. (Veja trechos ao longo do texto e assista à íntegra no rodapé).

Embora o presidente não seja obrigado a retirar o nome do próximo procurador-geral da lista tríplice que receberá da corporação, Raquel Dodge disse esperar que Temer não ignore o que já se tornou "um costume constitucional". Para a candidata, a "não aceitação dessa lista despertará tantas desconfianças que certamente pode influir na credibilidade de quem venha a ser escolhido."

Se Temer ignorar lista tríplice para PGR, 'despertará desconfiança'

UOL Notícias

O mandato de Rodrigo Janot termina em 17 de setembro. Na terça-feira (27), os cerca de 1.200 membros da corporação dos procuradores elegerão os três nomes que comporão a lista a ser entregue a Temer. Nos últimos 14 anos, o primeiro colocado da lista sempre foi o escolhido. No ano passado, Temer disse que manteria a praxe. Depois que o presidente foi engolfado pelo escândalo da JBS, o Planalto passou a emitir sinais trocados.

Raquel Dodge faz oposição a Janot. Há dois anos, frequentou a lista tríplice na terceira colocação. Ela disse que vê "com reserva" as notícias sobre a suposta preferência de Temer em relação ao seu nome. Ela é vista com simpatia também por caciques do PMDB. Entre eles José Sarney e Renan Calheiros. "A boa prudência recomenda que se aguarde se vamos entrar na lista ou não, para, então, tomarmos medidas que seriam de busca de apoio externo", desconversa.

Dodge vê 'com reserva' suposta preferência de Temer por seu nome

UOL Notícias

A sucessão à chefia do Ministério Público Federal ocorre numa conjuntura absolutamente inusitada. O substituto de Rodrigo Janot será indicado por um presidente da República denunciado por corrupção. Na sequência, o nome terá de ser avalizado por um Senado que tem quase um terço dos seus membros como fregueses de investigações criminais no Supremo Tribunal Federal.

Perguntou-se à candidata se ela pretende incluir os encrencados no rol de pessoas que irá procurar caso seu nome figure na lista tríplice dos procuradores. Tomada pela resposta, Raquel Dodge procurará também com os investigados. Entre eles o próprio Temer. "A perspectiva é a de apresentar o projeto de trabalho e apresentar-me a mim mesma", ela declarou. "Não é nunca no sentido de fazer essa solicitação em troca de algo. Acho que esse é o limite ético que norteia a atuação de todos nós."

Indicada, Dodge irá expor planos até para investigados como Temer

UOL Notícias

Na opinião de Raquel Dodge, a Lava Jato proporcionou ao país "um novo padrão de administração de Justiça". A candidata mencionou três novidades: ficou entendido que "ninguém está acima da lei". Percebeu-se que é possível obter resultados no combate à corrupção com as leis vigentes. De resto, ela acredita que s operação nascida em Curitiba atenuou a impressão de que o crime ronda a vizinhança e a Justiça mora muito longe.

"Entregar a prestação jurisdicional próximo da data do fato é uma grande novidade", afirmou a subprocuradora-geral. "Quando vejo, mesmo no Supremo, um esforço institucional de dar celeridade, me parece que a Corte está atenta." Raquel Dodge reconhece que "há muito a avançar". Menciona, por exemplo, a necessidade de acabar com o chamado foro privilegiado. Mas acha que há avanços a celebrar.

'A Lava Jato trouxe um novo padrão de administração da Justiça'

UOL Notícias

Assista à íntegra da entrevista com Raquel Dodge, candidata à PGR

UOL Notícias

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.