Topo

Josias de Souza

No enredo da ruína fiscal, Jucá é causa e efeito

Josias de Souza

21/08/2017 16h25

A Procuradoria-Geral da República protocolou no Supremo Tribunal; Federal, nesta segunda-feira, denúncia contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR), investigado em 13 inquéritos. Acusa-o de envolvimento num escândalo que impediu a Receita Federal de recolher bilhões em impostos. A novidade revela uma vez mais a polivalência de Jucá. Como líder de Michel Temer no Senado, ele articula a elevação do rombo fiscal do governo. Como denunciado, terá de provar que não favoreceu empresas no jogo de esconde-esconde que leva à sonegação e potencializa a ruína do Estado brasileiro.

A denúncia é decorrência da Operação Zelotes. Corre em segredo de Justiça. O pedaço da investigação que envolve Jucá trata de suposto favorecimento ao Grupo Gerdau. Relator de uma medida provisória sobre tributação do lucro de empresas brasileiras no exterior, o senador teria ajudado a moldar o texto aprovado no Congresso aos interesses da Gerdau. Em troca, recebeu da empresa contribuições de campanha. A encrenca foi sancionada em 2014 por Dilma Rousseff, deposta pelo Congresso sob a acusação de ter praticado ciclismo fiscal. Nesse enredo, Jucá é causa e efeito.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.