Topo

Josias de Souza

Saída de Wal vale como confissão de Bolsonaro

Josias de Souza

13/08/2018 20h20

Sete meses depois de ter sido pendurada nas manchetes como funcionária fantasma do gabinete parlamentar de Jair Bolsonaro, Walderice Santos da conceição, a Wal, foi enviada ao olho da rua nesta segunda-feira. Seu afastamento tem o peso de uma confissão tácita de Bolsonaro, que assegurava a regularidade da contratação da pseudo-assessora e negava o desperdício de dinheiro público.

Bolsonaro abrigou Wal na folha da Câmara por 12 anos. No papel, ocupava a função de "secretária parlamentar". Custava R$ 1.351,46 por mês ao contribuinte. Mas dava expediente numa lojinha chamada Wal Açaí, na vila praiana de Mambucaba, a 50 km de Angra dos Reis (RJ). Segundo Bolsonaro, Wal pediu para sair.

O afastamento ocorre quatro dias depois do debate presidencial em que Guilherme Boulos, o presidenciável do PSOL, inquiriu: "…Quem é a Wal, Bolsonaro?" Pela enésima vez, o capitão negou que a personagem recebesse do erário sem dar expediente em seu gabinete.

Bolsonaro foi desmentido novamente pela reportagem da Folha, que testemunhou nesta segunda-feira a presença de Wal atrás do balcão de sua lojinha de Açaí. Ouvida, ela disse que cabe a Bolsonaro explicar a anomalia. E o candidato: "O crime dela foi dar água a cachorros."

Moradores de Mambucaba afirmam que o marido de Wal, Edenilson, trabalha como caseiro numa propriedade do presidenciável do PSL. No debate da TV Bandeirantes, Boulos dissera que ele "cuida dos cachorros do Bolsonaro."

Os apologistas de Bolsonaro costumam chamá-lo de "mito". Como se sabe, mitos são criações surgidas de narrativas fantasiosas, com traços sobrenaturais. No caso de Bolsonaro, a realidade é mais incrível do que a lenda. É como se a perfeição e a ambição tivessem encontrado num projeto político para dar à luz não um mito, mas um mitômano.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.