Topo

Josias de Souza

União tenta atrair Estados para ‘pacto anticrack’

Josias de Souza

31/01/2012 19h25

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) reuniu-se em Brasília, nesta terça (31), com representantes de secretarias de Segurança de 26 Estados. Propôs a celebração de um 'pacto' contra o crack.

Em notícia veiculada no site do ministério, informou-se que oito Estados devem aderir à iniciativa ainda no primeiro semestre de 2012. O primeiro será o Rio de Janeiro, governado por Sérgio Cabral (PMDB) . Os demais não foram mencionados.

A novidade chega no vácuo da operação conjunta do governo e da prefeitura de São Paulo na região da Cracolândia, no centro da capital paulistana. Uma ação muito criticada em Brasília.

Sem mencionar o plano do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (PSD), o ministro Cardozo realçou: o pacto proposto pela União enfatiza o lado clínico do flagelo.

"É importante ressaltar que a metodologia do programa implica em uma estrita sintonia entre os serviços de segurança pública e o serviço de saúde", disse o petista que comanda a pasta da Justiça.

"As ações serão desenvolvidas quando houver total segurança de que os equipamentos de saúde disponíveis podem absorver os usuários que serão encaminhados." Rigor policial só contra traficantes.

Em essência, as palavras do ministro ecoam o miolo das críticas que soaram em Brasília contra a operação da Cracolândia. O que se diz é que houve improviso. A polícia agiu sem que atendimento aos viciados tivesse sido planejado.

Alheios às queixas, os moradores da cidade de São Paulo aprovaram o que o governo federal desaprovou. Pesquisa Datafolha revelou que 82% dos paulistanos apoiam a operação da PM na Cracolândia.

O apoio é suprapartidário. Entre os pesquisados que simpatizam com o PT, 83% declararam-se a favor. Entre os que preferem o PSDB, o suporte foi ainda maior: 90%.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.