Topo

Josias de Souza

MPF acusa ex-senador Luiz Estevão de usar um time de futebol como lavanderia de dinheiro sujo

Josias de Souza

13/03/2012 17h29

O Ministério Público Federal ajuizou em Brasília nova denúncia contra o ex-senador Luiz Estevão. Acusa-o de utilizar as contas bancárias de um time de futebol, o Braziliense, para "lavar" dinheiro sujo, "proveniente de atividades criminosas".

Os fatos que recheiam a denúncia foram recolhidos num inquérito policial aberto em 2005, no rastro da decretação da indisponibilidade dos bens de Luiz Estevão e das empresas de sua propriedade, vinculadas ao Grupo OK.

O bloqueio visou garantir o ressarcimento de parte das verbas desviadas no célebre escândalo da obra do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. Coisa de R$ 169 milhões, em valores da época.

No curso das investigações, verificou-se que, a despeito de ter as contas e os bens bloqueados, Luiz Estevão aplicava dinheiro graúdo na reforma de um estádio e na aquisição de jogadores para o clube de futebol.

Obteve-se autorização judicial para varejar a movimentação das contas bancárias do Braziliense no período de 2001 a 2005. Comprovou-se, segundo a Procuradoria, que a conta mais bem fornida do time de futebol não era senão "mera conta de passagem".

"A maior parte dos valores movimentados na conta do clube referiam-se a créditos ou débitos relacionados a empresas do Grupo OK", sustenta o Ministério Público. Coisa destinada a "dificultar o rastreamento do dinheiro desviado dos cofres públicos ou oriundo de outras atividades criminosas."

A denúncia foi protocolada na 10ª Vara Federal do DF. Se for aceita, sera convertida em ação penal. E o ex-senador, cassado por conta do envolvimento no caso do TRT, vai virar réu pela enésima vez.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.