Topo

Josias de Souza

Empreiteiro diz que Agripino teve doação ilegal

Josias de Souza

30/03/2012 20h07

Em depoimento ao Ministério Público do Rio Gande do Norte, o empreiteiro José Gilmar de Carvalho Lopes disse que o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, recebeu doação ilegal de R$ 1 milhão na campanha de 2010.

Dono da construtora Montona, José Gilmar foi ouvido em novembro de 2011, no inquérito que apura fraudes no Detran-RN. Contou aos promotores que o suposto repasse a Agripino teria sido feito por um advogado: George Olímpio. Ambos, empreiteiro e advogado, foram presos e denunciados no caso do Detran potiguar.

Na versão do empreiteiro José Gilmar, o advogado George "deu R$ 1 milhão em dinheiro, de forma parcelada, na campanha eleitoral de 2010, a Carlos Augusto Rosado [marido da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM] e a José Agripino Maia."

O Ministério Público potiguar confirma o teor do depoimento e informa que remeteu a peça para análise procurador-geral da República Roberto Gurgel, em Brasília. Agripino nega o recebimento da verba.

Em nota, o gabinete do senador escreve que o advogado José Luiz Carlos de Lima, defensor do empreiteiro que o acusou, informa que seu cliente já se desdisse:

"O advogado informou que o empresário fez as primeiras afirmações sob efeitos de medicamentos, sem estar acompanhado de um advogado criminal e logo depois de ser preso, o que prejudicou e distorceu o teor das declarações."

A nota prossegue: "Segundo José Luiz Carlos de Lima, nos depoimentos seguintes e na defesa preliminar remetida à Justiça, Gilmar negou peremptoriamente ter informação sobre doação para campanha."

Caberá agora ao procurador-geral Roberto Gurgel decidir se há ou não elementos que justifiquem um pedido de investigação no STF, o foro constitucional dos congressistas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.