Topo

Josias de Souza

PT: CPI é contra ‘autores da farsa do mensalão’

Josias de Souza

12/04/2012 08h46

O desejo do PT de utilizar a CPI do Cachoeira como corneta anti-mensalão ganhou a forma de um vídeo. A peça é estrelada pelo presidente da legenda, Rui Falcão. Quem assiste fica convencido de que, para impressionar o STF, o petismo é capaz qualquer coisa, menos de uma autocrítica.

"A bancada do PT na Câmara e no Senado defende uma CPI para apurar esse escândalo dos autores da farsa do mensalão", diz o campanheiro a alturas tantas. O linguajar faz lembrar um José Dirceu de novembro de 2010.

Na bica de passar a faixa à sucessora, Lula recebeu para o café da manhã aquele que a Procuradoria chamou de "chefe da quadrilha". Na saída do Alvorada, Dirceu disse: longe da Presidência, Lula vai se dedicar a desmontar "a farsa do mensalão."

Decorridos 16 meses do vaticínio, continuam vivos na memória os personagens (Valérios, Delúbios, Jeffersons, Dirceus…) e o enredo (a fila do dinheiro vivo no banco, a mala do PTB, a grana do Duda Mendonça no exterior…).

Num instante em que o petismo se move no Congresso para ajustar a CPI às suas conveniêcias, o companheiro Falcão fala de fantasmas: "Está em andamento uma verdadeira operação abafa", declara no vídeo.

Não dá nome às assombrações: "…setores políticos e veículos de comunicação tentam a qualquer custo impedir que se esclareça plenamente toda a organização criminosa montada por Carlinhos Cachoeira em conluio com o senador Demóstenes…"

Falcão não diz. Mas quem conduz as investigações é a Polícia Federal do governo petista. Uma corporação submetida ao comando do grão-petê José Eduardo Cardozo. Estaria o doutor metido com a turma do "abafa"?

Falcão bica os "criminosos e falsos moralistas". Mas só os dos outros. Cita o 'ex-demo' Demóstenes Torres sem mencionar o deputado Rubens Otoni, um petista goiano que também molhou a mão na cachoeira.

Fala que o "esquema chega" ao governador tucano Marconi Perillo (GO) e esquece de recordar que também faz escala no governo petista de Agnelo Queiroz.  (DF).

O companheiro intima a tropa: "É preciso que a sociedade organizada, centrais sindicais, os movimentos populares, os partidos políticos comprometidos com a luta contra a corrupção, como é o caso do PT [Heim?!] se mobilizem para impedir a operação abafa."

Um partido que aposta na mobilização dos sindicatos e olha ao redor sem enxergar o próprio umbigo acha que pode tudo, inclusive ressuscitar mortos no plenário do STF.

Na CPI, com alguma sorte, o PT pode até descobrir o quanto há de Cachoeira na sua ruína. No Supremo, vai precisar de algo mais. Toda arapongagem seria inútil se não existisse a matéria prima. .

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.