Topo

Josias de Souza

Integrantes da CPI terão cartilha antivazamento

Josias de Souza

30/04/2012 15h24

Presidente da CPI do Cachoeira, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) decidiu distribuir uma cartilha aos membros da comissão. Folheando-a, os congressistas conhecerão as sanções a que estão sujeitos caso patrocinem o vazamento de dados sigilosos da investigação. Vital explica:

"Estamos elaborando uma cartilha que resume o material que está posto nos três códigos de ética e nos regimentos que codificam esse trabalho. Tanto o regimento comum do Congresso, como o do Senado e da Câmara. Estamos instituindo essa cartilha ressaltando a conduta de cada parlamentar em relação ao sigilo."

Embora o STF já tenha autorizado o envio de cópia do inquérito do Cachoeiragate à CPI, o papelório ainda não chegou. Só na quarta (2) haverá alguém para receber o calhamaço no Congresso. Porém, o "sigilo" a que se refere Vital do Rêgo já não existe. Os autos encontram-se expostos na mais devassada das vitrines: a internet.

Assim, já que resolveu gastar dinheiro público com a impressão de uma cartilha antivazamento, o presidente da CPI deveria encomendar a edição de uma segunda publicação, a ser distribuída junto com a primeira. Uma espécie de manual do ridículo. Já imaginou que Legislativo magnífico teria o Brasil se, de repente, baixasse no Congresso uma epidemia de ridículo?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.