PUBLICIDADE
Topo

Josias de Souza

1º de Maio: FHC tira do baú velha foto com Lula

Josias de Souza

01/05/2012 20h19

Para celebrar o Dia do Trabalhador, Fernando Henrique Cardoso abriu o baú. Encomendou à equipe do Instituto FHC que veiculasse em sua página no Facebook uma foto do tempo em que a política brasileira era em preto e branco. De um lado, a ditadura. Do outro, os que se opunham a ela.

Corria o ano de 1978, recorda a assessoria de FHC. "Os dois futuros presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, distribuíam panfletos a trabalhadores na porta de uma montadora de carros em São Bernardo. Na época, FHC era candidado ao Senado e, com opoio de Lula, pedia votos aos operários."

O texto não menciona. Mas, nessa ocasião, os dois chegaram a cogitar a hipótese de fundar um partido de linha socialista. A ideia não vingou. Separaram-se. FHC aninhou-se na banda esquerda do velho MDB. Lula foi criar o PT. Mais tarde, a queda da ditadura faria do Brasil um país multicolor. Desapareceu a velha lógica do nós contra eles.

Trafegando por diferentes tons de cinza, FHC e Lula encaixaram as respectivas biografias entre um passado que já era e um futuro que parecia não chegar nunca. Com erros e acertos, cada um à sua maneira, a dupla ajudou a reconstruir o presente.

Maduros, poderiam erguer um brinde à complementariedade que faz do Brasil uma economia estável de duas décadas. Mas a história, essa ponte que liga o incompreensível ao insabido, cuidou de estreitar-lhes a inimizade.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.