Topo

Josias de Souza

J&F assume na próxima semana gestão da Delta

Josias de Souza

09/05/2012 17h14

A J&F Holding, controladora do frigorífico JBS-Friboi, assumirá a gestão da Delta Construções na semana que vem. A informação foi confirmada em comunicado oficial. No texto, informa-se que as duas empresas assinaram um "contrato preliminar" na segunda-feira (7) passada.

O contrato prevê que, nos próximos meses, a Delta será submetida a "um rígido processo de auditoria". A auditagem será feita pela KPMG. De posse dos resultados da aferição, a J&F Honding decidirá se "será ou não exercida uma opção de compra" da Delta.

O comunicado esclarece: "O contrato preliminar dá direito à J&F de substituir a estrutura administrativa da Delta, incluindo presidente, diretores e membros do Conselho de Administração." Informa também que o ex-presidente do BC, Henrique Meirelles, presidente do conselho consultivo da J&F, "não terá nenhum cargo ou função na gestão da empresa de construção."

De resto, informou-se no comunicado que "o controle da gestão da Delta não envolve pagamento aos seus antigos controladores." Entre eles Fernando Cavendish, sócio majoritário da construtora. A auditoria a ser feita pela KPMG vai definir o valor que vai balizar "a opção de compra."

Confirmando-se a compra da Delta pela J&F, o pagamento será feito com "recursos provenientes da distribuição dos dividendos futuros da própria Delta." A operação ocorre num instante em que a Delta encontra-se no epicentro do Cachoeiragate. Maior tocadora de obras do PAC, a empreiteira pode ser declarada "inidônea" pela Controladoria-Geral da União.

Abaixo, a íntegra do comunicado da J&F:

São Paulo, 9 de maio de 2012 – A J&F Participações S.A comunica que assinou na segunda-feira passada acordo para assumir, a partir da semana que vem, a gestão da Delta Construções S.A. O Grupo informa que um rígido processo de auditoria será conduzido na companhia pela KPMG nos próximos meses. Somente após os resultados desta diligência será ou não exercida uma opção de compra.

O contrato preliminar dá direito à J&F de substituir a estrutura administrativa da Delta, incluindo presidente, diretores e membros do Conselho de Administração. Este contrato preliminar, que vincula as partes e que será confirmado pela J&F a partir dos resultados da diligência, resguarda os novos gestores de qualquer responsabilidade em relação aos contratos vigentes até que a auditoria seja concluída.

A Delta terá a gestão profissionalizada a partir dos mais altos padrões de governança corporativa. O novo presidente da empresa será anunciado nos próximos dias. "Nosso objetivo é  honrar os contratos que serão auditados e preservar os mais de 30 mil empregos  da Delta", diz Joesley Batista, acionista da J&F.

O presidente do conselho consultivo da J&F, Henrique Meirelles, não terá nenhum cargo ou função na gestão da empresa de construção.

O controle da gestão da Delta não envolve pagamento aos seus antigos controladores.  A auditoria sobre os ativos e contratos estabelecerá o valor da empresa, que servirá como base de cálculo para a opção de compra.

Caso exercida, a opção de compra prevê que os  recursos provenientes da distribuição dos dividendos futuros da própria Delta serão utilizados no pagamento dos ativos da empresa. Não haverá necessidade de utilização de recursos próprios ou de terceiros para financiar a operação.

A J&F é uma holding com participações em grandes empresas de diversos setores da economia, como o de alimentos, celulose, higiene e limpeza e concessão de crédito ao agronegócio. "Já presente no mercado de commodities, com JBS e Eldorado, no mercado interno de consumo, com Flora e Vigor, e no setor financeiro, com Banco Original, a entrada da J&F no setor de infraestrutura consolida a presença da holding em áreas dinâmicas da economia brasileira, fundamentais para o desenvolvimento econômico do país.", diz Henrique Meirelles, presidente do Conselho Consultivo da J&F.

J&F Participações S.A.

A J&F é uma holding com atuação em diferentes ramos de negócios.  Seu portfólio abrange empresas de alimentos (JBS, a maior produtora de proteína animal do mundo), celulose (Eldorado), produtos lácteos (VIGOR),  produtos de higiene e limpeza (FLORA) e serviços financeiros (Banco ORIGINAL). Conta também com atividades pecuárias (Oklahoma) e agrícolas (JBS Agro). O grupo possui mais de 50 marcas, 140 unidades de negócio e produção e aproximadamente 140 mil colaboradores distribuídos por todos os continentes.

A expansão do grupo vem sendo baseada em aquisições estratégicas e melhorias na gestão das empresas para atender demandas globais.

Ao mesmo tempo, busca reduzir os impactos socioambientais de suas atividades por meio de políticas e diretrizes éticas com respeito ao ser humano e meio ambiente.

Delta Construções

A Delta é uma empresa de infraestrutura, fundada há 50 anos  e sediada no Rio de Janeiro. Com filiais em várias capitais do país e R$ 4 bilhões de faturamento anual, atua nas áreas de infraestrutura urbana, saneamento, edificações, obras especiais, engenharia ambiental, prestações de serviços contínuos e incorporações."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.