Topo

Josias de Souza

PSDB usará 20% da propaganda eleitoral nos municípios para difundir mensagens nacionais

Josias de Souza

20/05/2012 03h12

O PSDB decidiu utilizar a vitrine eletrônica das eleições municipais de 2012 para trombetear mensagens e propostas mais relacionadas à administração pública federal do que à gestão das prefeituras.

Para implementar a providência, a direção nacional da legenda pretende se apropriar de 20% do tempo de rádio e tevê destinado aos candidatos a prefeito e a vereador. No momento, uma equipe seleciona os temas.

Já referendada por Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, a ideia é apoiada com entusiasmo pelo presidenciável tucano Aécio Neves (MG). Imagina-se que será possível esboçar em 2012 assuntos que serão martelados em 2014.

Deseja-se realçar na propaganda municipal temas que, na avaliação do tucanato, constituem fragilidades dos governos Lula e Dilma Rousseff. Por exemplo: as debilidades do sistema público de saúde, o déficit de saneamento, a elevada carga tributária e a avareza do governo federal na repartição dos tributos com Estados e municípios.

A tática incorpora um vício e desconsidera um problema. É viciada porque repete o hábito, comum entre os políticos, de tratar as eleições municipais como disputas de segunda linha.

É problemática porque, para ser implementada, depende da disposição dos candidatos a prefeito de abrir mão de nacos do tempo de que dispõem para vender os respectivos peixes.

– Ilustração via Miran Cartum.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.