Topo

Josias de Souza

PF deporta artista espanhol em aeroporto do CE

Josias de Souza

27/05/2012 19h32

A Polícia Federal barrou a entrada de um artista plástico espanhol no aeroporto internacional Pinto Martins, de Fortaleza. Chama-se Jose Inácio Rincom Rodrigues. Sob a alegação de que o visitante não apresentou comprovante de hospedagem no Brasil, os agentes alfandegários o deportaram.

O artista foi mandado de volta à Espanha na noite de sábado (26). Neste domingo (27), o incidente ganhou o noticiário. José Inácio informou aos policiais que viera ao Ceará para participar de uma exposição de arte. Foi deportado mesmo assim.

O caso ocorre uma semana depois de o artista plástico brasileiro Menelaw Sete ter protagonizado episódio análago no Aeroporto de Barajas, em Madri. A caminho de Milão, na Itália, onde também participaria de uma exposição de arte, Menelaw foi embarcado de volta ao Brasil no sábado (19) anterior, após ficar detido por cerca de 30 horas.

No caso do artista espanhol, a exposição de que tomaria parte é a Imprima 2012. Trata-se de mostra internacional de gravuras organizada com o apoio do governo do Ceará. Ocorre na cidade de Sobral, terra do governador cearense Cid Gomes (PSB).

O prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, disse que tentou interceder em favor do espanhol junto à Polícia Federal. Confirmou que o artista participaria do evento cultural. Segundo ele, o delegado com quem conversou foi "intransigente": "Disse que não tinha explicação e que Rincom seria deportado mesmo assim." O prefeito lamentou a "incompreensão" da PF.

A Espanha vem impondo constrangimentos a turistas brasileiros há mais de quatro anos. Submete-os a procedimentos draconianos. Para entrar, os visitantes têm de exibir a passagem de volta e provar que dispõem de dinheiro para a estada e reserva de hotel.

Diante da reiteração dos incidentes, o Itamaraty resolveu aplicar o princípio da reciprocidade. Desde o dia 1º de abril, os espanhois que desembarcam no Brasil são submetidos às mesmas exigências feitas aos brasileiros na Espanha.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.