Topo

Josias de Souza

Recife: Rands renuncia à candidatura de prefeito

Josias de Souza

30/05/2012 18h23

A situação do PT na cidade de Recife evoluiu. Passou de confusa a caótica. Maurício Rands, que media forças com João Costa pela vaga de candidato do partido à prefeitura da capital pernambucana, retirou-se da disputa.

Rands abdicou de suas pretensões, segundo disse, a pedido do presidente do PT federal, Rui Falcão, com quem se reuniu. Declarou apoio a um nome que não estava no tabuleiro: o senador Humberto Costa.

Ficou entendido que, para impor Humberto Costa, o PT fará uma intervenção no seu diretório de Recife e mandará a escanteio a candidatura de João da Costa, que é o atual prefeito da cidade e reinvindica o direito de disputar a reeleição.

O blog procurou Humberto Costa, que se encontra em Brasília. O senador absteve-se de comentar. Nem confirmou nem negou a novidade. O prefeito João da Costa, fechado em despachos internos, tampouco comentou o assunto.

A retirada de Rands de cena ocorre nas pegadas de uma articulação que envolveu, além de Rui Falcão, o ex-soberano Lula e o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), um aliado do PT que resiste à idéia de apoiar João da Costa.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.