Topo

Josias de Souza

Salvador: PMDB de Geddel lança Mário Kertész

Josias de Souza

31/05/2012 04h15

O PMDB baiano formalizará nesta quinta (31) a candidatura do radialista Mário Kertész à prefeitura de Salvador. Vai às urnas apadrinhado por Geddel Vieira Lima, ex-ministro de Lula e atual vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal.

No plano nacional, Geddel integra o grupo do vice-presidente da República Michel Temer. Na seara estadual, é um dos mais renhidos adversários do governo petista de Jaques Wagner. Nesse contexto, Kertész entra na disputa como antagonista do candidato do PT, o deputado Nelson Pellegrino.

Geddel tentou compor com o PSDB e o DEM uma frente única de oposição. Deu em nada. Bem posto nas pesquisas, o deputado ACM Neto, líder do DEM na Câmara, prefetiu lançar sua própria candidatura, à qual associou-se o tucanato.

De olho na cadeira de governador da Bahia, Geddel optou por lançar Kertész. Tenta atrair legendas de pequeno para potencializar o tempo de radio e tevê do candidato. Mas decidiu que, mesmo sozinho, o PMDB irá à campanha com cara própria.

Mário Kertész já foi prefeito de Salvador em duas ocasiões. Numa, entre 1979 e 1981, ocupou a cadeira como gestor biônico, indicado pelo então governador Antônio Carlos Magalhães.

Noutra, entre 1986 e 1989, já rompido com o avô de ACM Neto, foi ao cargo eleito numa campanha em que se apresentou como "a nova cara da oposição". Por ironia, o slogam soa atual. Atrás dos candidatos do DEM e do PT nas pesquisas, Kertész tentará vender-se ao eleitorado como a nova face do antipetismo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.