Topo

Josias de Souza

Servidores da PF promovem ‘velaço’ no Planalto

Josias de Souza

31/07/2012 17h23

Num instante em que 350 mil servidores públicos encontram-se de braços cruzados, os funcionários administrativos da Polícia Federal manifestarão sua insatisfação num ato defronte do Planalto –um "velaço". Nesta quarta (1o), serão acendidas na Praça dos Três Poderes 765 velas, uma para cada cargo vago no organograma da PF.

Deve-se a organização do protesto ao Sinpec, sindicado nacional dos funcionários da PF. Pedem a reestruturação da carreira, tônico salarial e a realização de concurso para o preenchimento das vagas. Alega-se que o déficit vem produzindo prejuízos ao erário.

Por quê? A PF vê-se compelida a deslocar policiais para exercer funções administrativas. Além de receber salários quatro vezes maiores que os dos servidores de gabinete, os agentes desfalcam as operações de combate à criminalidade e à corrupção.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.