Topo

Josias de Souza

Potencial rival de Dilma, Eduardo usa-a na tevê

Josias de Souza

22/08/2012 06h24

O governador pernambucano Eduardo Campos cavalga em 2012 os estratagemas que o levarão aos subterfúgios de 2014. Rompido com o PT de Recife, atravessou no caminho do candidato petista à prefeitura da cidade, Humberto Costa, um ex-secretário do seu governo: Geraldo Júlio, do PSB.

Para eletrificar seu 'poste', Eduardo leva à propaganda da TV energia obtida por meio de "gatos". Jacta-se de ter produzido no governo de Pernambuco "resultados que muitos imaginavam impossíveis de alcançar." Esquiva-se de dizer que deve o grosso dos "resultados" às gambiarras monetárias que obteve sob Lula.

Geraldo Júlio "está animado e com muita garra para trabalhar", diz o governador na propaganda eleitoral. "Vai ser um grande prefeito, que vai construir, com o meu apoio e o apoio da presidenta Dilma, um novo Recife para o nosso povo."

Ironia das ironias: Eduardo trama eletrocutar Dilma servindo-se da luz dela para produzir o apagão do PT na capital pernambucana. Tanta esperteza ainda acaba em curto-circuito.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.