Faltam 2 votos para condenação de João Paulo
Já somam quatro os votos favoráveis à condenação de João Paulo Cunha. Acaba de votar pela condenação a ministra Cármen Lucia. Antes dela, encaminharam o petista à grelha: Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Luiz Fux. Optaram pela absolvição, por enquanto, apenas Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.
Falta recolher os votos de cinco ministros: Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayures Britto. Bastam mais dois para que o ex-presidente da Câmara, hoje candidato a prefeito de Osasco, desça ao purgatório dos condenados. Em apartes à colega Cármen Lucia, Gilmar e Britto deram a entender que devem condenar João Paulo ao menos por corrupção passiva.
A sessão foi interrompida no instante em que falaria o ministro Peluso. Ficou para quarta-feira (29). João Paulo é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e dois peculatos. Entre os que o condenaram, apenas Rosa Weber atenuou-lhe o fardo: excluiu um peculato da lista e adiou a análise sobre lavagem.
Já se formou uma maioria condenatória em relação a outros quatro réus: Henrique Pizzolato, Marcos Valério e seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach. Quanto a esses acusados, os seis votos já conhecidos foram todos favoráveis à condenação (corrupção ativa e peculato).
Em tese, os ministros podem mudar de opinião até o término do julgamento. É raro, porém, que isso ocorra. Assim, pode-se dizer que Pizzolato, Valério, Cristiano e Ramon já têm contra si o nariz torcido da maioria dos 11 ministros do Supremo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.