Topo

Josias de Souza

Recife: Lula ataca candidatura ‘técnica’ do PSB

Josias de Souza

28/08/2012 02h41

Eduardo Campos repete em âmbito municipal uma experiência que Lula realizou dimensão nacional. Rompido com o PT, o governador pernambucano lançou à prefeitura Geraldo Júlio, um ex-secretário de perfil técnico. Jamais disputou eleições. Escora-se na popularidade do patrono. Mal comparando, é uma versão masculina de Dilma Rousseff.

Abespinhado com o grito de independência que Eduardo tenta entoar, Lula leva o rosto à propaganda eleitoral do senador Humberto Costa, candidato do PT em Recife. Numa das peças publicitárias (assista aqui), o ex-soberano desmerece em Geraldo o que enaltecia em Dilma: a capacidade gerencial.

Diz Lula: "De vez em quando inventam palavras mágicas, como gestor, choque de gestão. Mas é importante que, na hora de votar, o eleitor vote em alguém que sobretudo tenha coração, consciência e compromisso com a parte mais pobre da população. Humberto é companheiro, e junta experiência administrativa e competência." O tucanato dizia coisa muito parecida de Dilma.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.