Topo

Josias de Souza

Oposição diz que só vai requerer ‘investigação’ contra Lula depois do julgamento do mensalão

Josias de Souza

18/09/2012 18h25

Os partidos de oposição decidiram adiar para depois do julgamento do mensalão no STF o pedido de investigação contra Lula. Em nota conjunta, PSDB, DEM e PPS cobraram explicações do ex-presidente sobre as declarações atribuídas a Marcos Valério.

Em notícia veiculada por Veja, informou-se que Valério vincula Lula ao comando do mensalão e declara que o esquema movimentou R$ 350 milhões –bem mais do que os R$ 55 milhões mencionados na ação penal sob julgamento no Supremo.

"Estranhamos o silêncio ensurdecedor do ex-presidente Lula, que deveria ser o maior interessado em prestar esclarecimentos sobre fatos que o envolvem diretamente", anota o texto da oposição. Assinam a nota os presidentes do PSDB, Sérgio Guerra; do DEM, José Agripino Maia e do PPS, Roberto Freire.

"Já não surte mais efeito, especialmente depois que o Supremo Tribunal Federal comprovou a existência do mensalão e já condena mensaleiros, a tese defendida pelo PT, de que tudo não passava de uma farsa montada pela imprensa e pela oposição para derrubar o governo Lula", acrescenta a nota.

O dirigentes oposicionistas cobram também novos elementos da revista que veiculou as declarações atribuídas a Valério: "A gravidade das revelações da revista Veja impõe que ela torne públicos os elementos que sustentam a matéria 'Os segredos de Marcos Valério'."

O texto finalize: "A oposição fará a sua parte e, encerrado o julgamento em curso no STF, cobrará a investigação dos fatos ao Ministério Público. Os brasileiros exigem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venha a público prestar esclarecimentos em nome da responsabilidade do cargo que ocupou."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.