Topo

Josias de Souza

Serra chama repórter de 'sem-vergonha' em SP

Josias de Souza

29/09/2012 04h10

Em visita ao bairro paulistano da Mooca, o candidato tucano José Serra abespinhou-se com uma pergunta que lhe foi dirigida em entrevista que concedeu na calçada. Recusou-se a responder. E chamou de "sem-vergonha" o autor da indagação.

O entrevero ocorreu depois que Serra anunciou a intenção de criar um sistema municipal de ensino técnico e profissionalizante. "Essa é minha ideia, é o que me veio agora à cabeça vindo aqui à Mooca, me lembrando da minha infância e da minha juventude aqui."

— Veio agora à cabeça ou é seu projeto de governo?, quis saber o repórter.

— Heimm?, estranhou Serra.

— Essa ideia veio agora à sua cabeça ou é seu projeto de governo, insistiu o repórter.

— Voce é de onde?

— Interessa?

Serra faz cara de poucos amigos.

— O senhor não vai responder à minha pergunta?

— Eu quero saber de onde?

— Rede Brasil atual.

Serra piscou o olho, como a insinuar a confirmação de uma suspeita. Fundada pelo movimento sindical, a Rede Brasil é ligada aos sindicatos dos Bancários e dos Metalúrgicos do ABC, ambos filiados à CUT.

— Por que o senhor só responde perguntas que são favoráveis?, cutucou o repórter.

— Não. Eu respondo pergunta, não respondo pergunta de sem-vergonha, só isso, encerrou Serra.

Horas depois, o PSDB divulgou uma nota. Anotou no texto: "…O PT enviou um repórter da Rede Brasil Atual, grupo de comunicação mantido por sindicatos filiados à CUT, para tumultuar a coletiva de imprensa de Serra." Nenhuma linha sobre a ofensa do candidato.

Quem assiste à cena fica com uma impressão diversa. Para um provocador a serviço do petismo, o repórter serviu-se de veneno fraco. Sua pergunta fez nexo. A reação de Serra, nem tanto.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.