Topo

Josias de Souza

Curitiba: Fruet abriu 16 pontos sobre à Ratinho

Josias de Souza

18/10/2012 20h15

A dez dias da eleição que definirá o próximo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) abriu 16 pontos de vantagem sobre o rival Ratinho Júnior (PSC), informa o Datafolha –52% a 36%. Apenas 8% dos pesquisados afirmam que votarão em branco ou anularão o voto. Os indecisos somam 4%.

Na conta que inclui apenas os votos válidos, o mapa das intenções de voto revela que Fruet prevalece sobre Ratinho com folga de 20 pontos: 60% a 40%. Considerando-se o que ocorreu no primeiro turno da disputa, o resultado é surpreendente.

O Datafolha realizara quatro pesquisas na capital paranaense. Ratinho figurava como líder em todas elas. Fruet aparecia em terceiro, atrás do prefeito Luciano Ducci (PSB), que candidatara-se à reeleição.

Abertas as urnas, Ratinho foi ao segundo round com 34,09% dos votos. Fruet beliscou a segunda vaga com uma dianteira de menos de um ponto percentual sobre Ducci. Obteve 27,22% dos votos. O prefeito, 26,77%.

Confirmando-se o súbito favoritismo de Fruet, o governador paranaense Beto Richa (PSDB) descerá à crônica de 2012 como protagonista do mais retumbante equívoco político da temporada.

Ex-tucano, Fruet viu-se compelido a migrar do PSDB para o PDT depois que Richa bloqueou-lhe a candidatura para patrocinar as pretensões de Ducci. Fruet associou-se ao PT do casal de ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Gleisi aparelha-se para disputar o governo do Paraná com Richa, em 2014.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.