Topo

Josias de Souza

Lula tonifica candidato que PF de Lula prendeu

Josias de Souza

19/10/2012 16h49

Os pessimistas estão divididos. Uma parte acha que a política é um saco de gatos. A outra avalia que é um saco de ratos. Indiferentes à polêmica, certos políticos acreditam que não faz a menor diferença.

Tome-se o caso de Lula. Acaba de aparecer na propaganda eleitoral do prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), candidato à reeleição. "Aqui em Macapá, apoio o Roberto para prefeito", diz o ex-soberano na peça.

Em dezembro de 2010, no ocaso da presidência de Lula, a Polícia Federal levou Góes ao xilindró numa operação batizada de 'Mãos Limpas'. Coisa destinada a esquadrinhar esquema de desvio de verbas públicas federais no Amapá.

Quer dizer, Lula vende como candidato predestinado a fazer de Macapá "um pequeno pedaço do novo Brasil" um político que a PF de Lula colocou atrás das grades. A ética na política, já não há mais dúvida, é um valor muito distante. Uma utopia lá longe.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.