Topo

Josias de Souza

Apagão afeta Estados em pelo menos 2 regiões

Josias de Souza

26/10/2012 07h03

Cartão postal de Salvador, o elevador Lacerda ficou às escuras graças ao apagão da noite passada

Um apagão de grandes proporções deixou sem luz na noite passada um pedaço do Brasil. Oficialmente, o Operador Nacional do Sistema e a Chesf reconhecem que ficaram no breu Estados do Nordeste e do Norte. Porém, relatos feitos no Twitter e no Facebook indicam que o problema pode ter afetado também localidades do Sudeste e do Centro-Oeste.

A falta de suprimento de energia está virando coisa corriqueira. Esse foi o terceiro apagão registrado no país em 34 dias. Em 3 de outubro, uma pane num transformador gerido por Furnas desligara da tomada parte do Centro-Oeste e de cinco Estados: PR, RJ, MG, AC, RO. Em algumas cidades, o blecaute durou 1h20.

Ouvido na ocasião, o presidente do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp, chamara o problema de "apaguinho". Dissera o seguinte: "Apagão é quando desliga todo o Estado ou toda região, isso é mais um apaguinho."

Antes, em 22 de setembro, outro apagão afetara o suprimento de energia em oito dos nove Estados nordestinos. Ficaram sem luz pelo menos 7 milhões de consumidores. Dessa vez, atribuíra-se a encrenca a uma queda nas linhas de transmissão da Eletronorte em Imperatriz (MA).

O alarido sobre o novo blecaute ganhou a internet às 23h15 da noite passada –0h15 no relógio de Brasília, submetido ao horário de verão. Rapidamente, o assunto tornou-se o mais comentado do Twitter Brasil. Ainda de madrugada, o presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, reconheceu que a encrenca foi graúda.

"As informações preliminares que temos indicam que é grande a extensão do apagão, mas não temos como precisar neste momento quantos Estados foram atingidos. Sabemos que o problema atinge pelo menos o Norte e o Nordeste", disse. afirmou João Bosco de Almeida, presidente da Chesf.

E quanto à causa? João Bosco não soube informar. "Nossa prioridade é religar o sistema. Todas as nossas equipes estão trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia." Quer dizer: Brasília viverá horas tensas nesta sexta (26). Após cinco horas de escuridão, a energia começou a ser restabelecida.

Por mal dos pecados, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) encontra-se, ele próprio, desligado. Com problemas de saúde, foi ao estaleiro na semana passada. Como se fosse pouco, Dilma Rousseff programou uma viagem a São Paulo. Se não mudar de ideia, vai cumprimentar Lula pela passagem do aniversário dele, a ser festejado neste sábado (27).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.