Topo

Josias de Souza

Dilma chama Eduardo Campos para conversar

Josias de Souza

29/10/2012 18h47

Eduardo Campos, o emergente, tornou-se um político monotemático. Todos os encontros do presidente do PSB com os microfones resvalam em 2014. Enquanto se aparelha, o enigma de Pernambuco foge da decifração: "Para o Brasil, quanto mais a gente deixar 2014 para 2014 será melhor. O Brasil estando bem em 2014 é melhor para todos que fazem política."

Eduardo conversava com os repórteres quando foi informado sobre um telefonema de Brasília. Era Dilma Rousseff, ele contaria depois. A presidente convidou-o para uma conversa em Brasília. Quando? Nos próximos dias. Para quê? "Ela pediu para eu ser muito discreto com vocês", o emergente desconversou.

Eduardo disse que seu partido continua no condomínio partidário que dá suporte congressual a Dilma. Em São Paulo, a despeito de ter apoiado Fernando Haddad, o PSB não cogita retirar-se da base política do governo tucano de Geraldo Alckmin.

Disseram ao governador que petistas queixaram-se do corpo mole do PSB na campanha de São Paulo. E ele: "Prefiro ficar com a palavra do Haddad, de agradecimento. Também conversei no sábado com o presidente Lula, que ressaltou a importância do nosso apoio."

Eduardo acrescentou: "Uma relação de tantos anos, de momentos bonitos, de momentos duros, não vai ficar ao sabor do disse-me-disse. Lula e eu temos maturidade para colocar cada coisa em seu lugar." Como se vê, o governador pode ser acusado de muita coisa, menos de não ser jeitoso.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.