Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Escanteado em 2010, Ciro refuga Eduardo-2014

Josias de Souza

30/10/2012 16h59

Ser político é engolir sapo sem ter indigestão. É flexionar a espinha ante o poder enquanto não pode exercê-lo. Ciro Gomes, por exemplo, ainda traz 2010 atravessado na traquéia como o ano em que teve de dobrar-se à vontade de Lula.

Ciro queria recanditatar-se ao Planalto. Mas Lula intimou todas as legendas governistas a engrossarem a caravana de Dilma Rousseff. Presidente do PSB, Eduardo Campos mandou às favas as pretensões de Ciro.

O tempo passou. O PSB adquiriu musculatura. Agora, é Eduardo quem cultiva o sonho da Presidência. E Ciro: o partido errou ao não disputar quando Dilma era uma "aposta temerária". Agora que Dilma "deu certo, graças a Deus", o PSB deve apoar a reeleição dela "por decência e lealdade".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor