Topo

Josias de Souza

A pretexto de exigir a aplicação da lei de cotas, estudantes vandalizam universidade no Ceará

Josias de Souza

31/10/2012 06h50

Estudantes cerarenses decidiram se mobilizar para exigir a implantação da lei de cotas na Universidade Federal do Ceará. Reza a lei que 50% das vagas devem ser reservadas para alunos egressos de escolas públicas. Os critérios Coisa a ser implementada gradualmente, num período de quatro anos.

Para o ano de 2013, a usina de canudos do Ceará decidiu reservar 12,5% de suas vagas para a clientela da cota. Coisa de 789 cadeiras, distribuídas entre todos os cursos de graduação. Alega-se que é preciso promover ajustes orçamentários antes de atingir a taxa dos 50%.

Impaciente, a rapaziada exige que a nova lei seja integralmente adotada já no próximo vestibular. Justo, muito justo, justíssimo. Reforçado por professores e universitários, um grupo de estudantes de escolas públicas foi à universidade nesta terça (30). Grita daqui, protesta dali a coisa evoluiu para a arruaça.

O prédio da reitoria foi invadido. Quebraram-se portas e vidraças. Furtaram-se objetos. Violaram-se armários. Danificaram-se obras de arte. Em função do quebra-quebra, o reitor Jesualdo Farias viu-se compelido a interromper uma reunião em que o conselho universitário discutiria a encrenca das cotas.

A administração da universidade chamou a Polícia Federal. Encomendou a realização de uma perícia. Deseja-se quantificar os danos e responsabilizar os baderneiros. Uma filmagem deve facilitar o trabalho.

Dependendo da conclusão do trabalho da polícia, a universidade cearense talvez devesse adotar um novo critério na definição das cotas que norterão a seleção de seus futuros alunos: pobre ou negro, vândalo não entra.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.