Topo

Josias de Souza

Justiça decide afastar Micarla, prefeita de Natal

Josias de Souza

31/10/2012 17h31

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o afastamento do cargo da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV). Ela é suspeita de fraudar licitações na área da saúde. Deve assumir a cadeira o vice-prefeito Paulinho Freire (PP).

Deve-se a decisão ao desembargador Amaury Moura. Em seu despacho, ele deferiu liminar (decisão provisória) requerida no último dia 11 de outubro pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Micarla foi à grelha nas pegadas de investigação feita em operação batizada de Operação Assepsia. Envolve um esquema de fraudes na seleção de organizações sociais para gerir um posto de saúde e ambulatórios médicos da capital potiguar.

Detectaram-se "fortes indícios" de envolvimento da prefeita nos malfeitos. Os contratos varejados pelos investigadores já haviam sido anulados pela Justiça. O processo contra a prefeita corre em segredo.

Verificou-se que a contração das organizações sociais resultou em serviços escorados em prestações de contas malcheirosas. Incluíam despesas fictícias. Feitos os pagamentos, a verda era desviada, informa o Ministério Público.

Procurada, a assessoria da prefeita informou que ela ainda não foi notificada da decisão judicial. Alega cerceamento de defesa. Só deve se pronunciar nesta quinta (1o). Eleita em 2008, Micarla, absteve-se de disputar a reeleição. Pesquisa do Ibope atribuiu à prefeita uma taxa de rejeição lunar: 92%.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.