PUBLICIDADE
Topo

Josias de Souza

O governo, o PSB e a teoria do leite derramado

Josias de Souza

01/11/2012 04h54

O PSB deixa embatucados os operadores políticos do governo. Ninguém quer chorar pelo leite derramado. Mas todo mundo quer saber se o copo do governador pernambucano Eduardo Campos está em pé ou deitado. O Planalto farejou um movimento esquisito na Câmara. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) move-se como se desejasse disputar a presidência da Câmara.

Como Dilma Rousseff já declarou apoio à candidatura do líder do PMDB Henrique Eduardo Alves (RN), o vaivém de Delgado é visto como coisa de quem percorre os corredores da Câmara à procura de encrenca. Se o deputado estiver falando sozinho, basta desligá-lo da tomada. Se a cúpula do PSB estiver por trás, haverá curto-circuito no condomínio governista.

O Planalto e o pedaço do PT que se dispõe a honrar o acordo feito com o PMDB de Michel Temer e de Henrique Alves perguntam aos seus botões: ainda dá para confiar a Eduardo Campos uma bandeja com um copo de leite?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.