Topo

Josias de Souza

Dilma manda rever atos de servidores afastados

Josias de Souza

26/11/2012 18h54

Dilma Rousseff ordenou aos superiores hierárquicos dos servidores afastados nas pegadas da Operação Porto Seguro que promovam a revisão de todos os atos praticados pelos servidores afastados. O caso envolve a venda de pareceres e decisões técnicas de agências reguladoras e órgãos públicos a interessados privados. A presidente deseja anular providências eventualmente tisnadas pela suspeição. Tenta antecipar-se às investigações da Polícia Federal.

Na definição de um auxiliar de Dilma, o governo passará passará um "pente fino" nos setores mencionados no inquérito da Polícia federal. A presidente ordenou a abertura de cinco comissões de sindicâncias –na Casa Civil da Presidência; nos ministérios da Educação, Planejamento e Meio Ambiente; na Advocacia Geral da União; e na Secretaria de Aviação Civil. Para não deixar dúvidas quanto às suas intenções, Dilma conversa pessoalmente com ministros e autoridades.

Revela especial preocupação em relação a quatro investigados: Rosemary Novoa Noronha, demitida da chefia de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo; os irmãos Paulo Vieira e Rubens Vieira, afastados respectivamente das diretorias de Hidrologia da Agência Nacional de Águas e de Infraestrutura da Agência Nacional de Aviação Civil; e José Weber de Holanda Alves, exonerado do cargo de advogado-geral da União adjunto.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.