Topo

Josias de Souza

Justiça manda soltar o diretor afastado da ANA

Josias de Souza

30/11/2012 19h09

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, sediado em São Paulo, deferiu um pedido de habeas corpus em favor de Paulo Vieira, o diretor afastada da ANA (Agência Nacional de Águas). Com isso, o personagem apontado pela Polícia Federal como "chefe" da quadrilha que traficava interesses privados no governo deixará a prisão. Também ganhará o meio-fio o irmão de Paulo, Rubens Vieira, afastado da diretoria da Anac (Agência Nacional de Águas).

Paulo e Rubens Vieira foram detidos há uma semana. Foram recolhidos a instalações carcerárias especiais. O primeiro no Batalhão 9 de Julho, da Polícia Militar de São Paulo. O outro no presídio da Papuda, em Brasília. O desembargador Nelton dos Santos, do TRF, aceitou os argumentos da defesa. O principal deles é o de que, afastados de suas funções nas agências reguladoras, os irmãos já não têm como interferir nos rumos do inquérito da PF.

A dupla pode ganhar as ruas a qualquer momento. Aguarda-se apenas pelo cumprimento dos trâmites burocráticos. Ambos foram proibidos de deixar o país e terão de se apresentar à Justiça a cada 15 dias.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.