Topo

Josias de Souza

‘PSB quer e vai chegar à vitória em 2014’, diz Eduardo Campos num seminário de prefeitos

Josias de Souza

30/11/2012 18h04

O PSB reuniu seus prefeitos num seminário. Deu-se nesta sexta-feira (30), num hotel de Brasília. Governador de Pernambuco e presidente da legenda, Eduardo Campos discursou. Fez críticas ácidas à concentração de tributos no caixa da União. Defendeu "um novo federalismo", no qual os recursos seriam compartilhados de forma mais generosa com Estados e, sobretudo, com municípios.

Eduardo Campos falou também de política. Candidato não declarado à sucessão de Dilma Rousseff, pronunciou uma frase que roçou a admissão do projeto presidencial. A declaração foi registrada no último parágrafo de notícia veiculada no site oficial do partido. Termina com um ponto de exclamação: "O PSB sabe aonde que chegar e ele vai chegar. Mas trilhando um caminho digno e consistente, que nos levará à vitória em 2014!"

Depois, em entrevista, Eduardo Campos serviu-se de frases ambíguas para responder às indagações sobre sua futura candidatura. Disse, por exemplo, que nenhum partido –nem PSB, nem PT, nem PSDB— sabe "o que vai acontecer em 2014". Ou seja, deixou aberta a porta que leva ao palanque.

Ao se referir ao governo Dilma Rousseff, o governador pernambucano como que encurtou os horizontes de sua parceria com o conclomerado petista. "Nós vamos ajudá-la a ganhar o ano de 2013". Referia-se à necessidade de potencializar o crescimento do PIB. Realçou que o desempenho do Brasil em 2012 aponta para um crescimento menor do que o dos EUA, "onde está o centro da crise".

Em resumo, os rodeios de Eduardo Campos imprimiram no solo brasiliense as pegadas de um candidato. Na economia, empinou a plataforma –"um novo pacto federativo"— e realçou a "crise", bom pretexto para o PSB desembarcar da locomotiva governista. Na política, definiu o tamanho da sua ambição: "a vitória em 2014". Agora, só falta combinar com os russos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.