Topo

Josias de Souza

Seja Dilma por 5 minutos preenchendo lacunas

Josias de Souza

26/12/2012 05h31

Coloque-se nos sapatos de Dilma Rousseff e ajude a presidente a organizar a reforma que ela pretende fazer no ministério nos primeiros meses de 2013. Teste seus conhecimentos políticos preenchendo as lacunas. Depois, confira as respostas, no rodapé.

Dilma precisa premiar com um ministério –qualquer um— o partido do prefeito ………………., aquele que o petista Fernando Haddad chamou de ……………… durante toda a campanha municipal de São Paulo. A mídia golpista vai criticar. Acusará a presidente de ………….. e ………….. Mas não é hora de escrúpulos ou de ……………. éticos. Para assegurar a ……………….. no Congresso neste ano pré-eleitoral, Dilma precisa formar não um gabinete dos melhores, mas dos politicamente mais …………….. E o ….., nascido de uma costela do DEM, tem cinco dezenas de votos na Câmara.

– Ilustração via Miran Cartum.

Eis as respostas: 1. Gilberto Kassab; 2. incompetente; 3. incoerente; 4. fisiológica; 5. pruridos; 6. governabilidade; 6. rentáveis; 7. PSD.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.