Topo

Josias de Souza

Demóstenes ficará ‘afastado’ por mais 2 meses

Josias de Souza

31/01/2013 05h33

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) renovou por mais 60 dias o afastamento de Demóstenes Torres do cargo de procurador de Justiça do Estado de Goiás. Decisão unânime. Com isso, o ex-amigo de Carlinhos Cachoeira, afastado do cargo desde outubro de 2012, só poderá voltar na segunda quinzena de março. Isso, evidentemente, se não for afastado em definitivo pelo conselho.

Longe da cadeira de procurador havia 13 anos, Demóstenes reassumira o posto nove dias de depois de ter o mandato de senador passado na lâmina, em 11 de julho. Hoje, responde a processo administrativo. Investiga-se a suspeita de que tenha usado sua influência no Ministério Público goiano para beneficiar o bicheiro Cachoeira. Ele nega.

Na mesma reunião em que decidiu manter Demóstenes no freezer por mais dois meses, o CNMP julgou recurso protocolado pela defesa do ex-senador contra a abertura do processo administrativo e o afastamento do cargo. No que tinha de mais relevante, o recurso foi indeferido.

Suprema ironia: há cinco anos, Demóstenes, ainda na pele de um respeitado senador, guerreava pela cassação de Renan Calheiros, que teve de abdicar da poltrona de presidente para salvar o mandato. O tempo passou. Demóstenes virou ex-Demóstenes. Foi processado por um Conselho de Ética que tinha Renan como membro. Levado ao cadafalso do plenário, perdeu a cabeça em constrangedora sessão. Agora, assiste ao retorno do ex-alvo Renan à cadeira de presidente.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.