Topo

Josias de Souza

PSOL lança candidato à presidência da Câmara

Josias de Souza

31/01/2013 17h46

O PSOL formalizou nesta quinta-feira a candidatura do deputado Chico Alencar (RJ) à presidência da Câmara. Em nota assinada pelo líder Ivan Valente (SP), a legenda explicou que seu propósito é o de oferecer "um contraponto radical, frontal e nítido" a tudo o que representam "os candidatos do condomínio oficial do poder." Uma alusão ao deputado Henrique Eduardo Alves e ao senador Renan Calheiros, favoritos do PMDB na sucessão interna da Câmara e do Senado.

Enfrentá-los, diz a nota, é "um imperativo ético". Sem chances de vitória, Alencar entra no tabuleiro com o propósito de tentar levar a disputa para o segundo turno. Além do favorito Henrique, estão na pista Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES). Nascido de uma costela do PT, o PSOL invoca, de resto, razões historiográficas para o lançamento da anticandidatura de Alencar, um professor de história.

Diz a nota: "Os anais da história precisam registrar a existência dos que resistem ao consenso passivo diante da ordem injusta, da degradação do Parlamento e da corrupção sistêmica que a reproduz." Quer dizer: daqui a 20 anos, quando alguém recordar Shakespeare –"Não há o que escolher num saco de batatas podres"— a turma do PSOL vai gritar: na Câmara, havia o Chico Alencar. Alguém indagará: Chico do quê? E virá a explicação: era um ex-petista visto pelos colegas da Câmara como alguém que não teve poder para cometer os próprios pecados e, por isso, criticava os erros de antigos correligionários e dos seus aliados do PMDB.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.