Topo

Josias de Souza

Sarney: Renan ainda não é candidato. Heimm?

Josias de Souza

31/01/2013 16h09

Já está ficando monótono o revezamento na presidência do Senado. Ora Sarney ora Renan, com algumas crises de permeio. Na bica de devolver a poltrona ao virtual bipresidente Renan Calheiros, o tetrapresidente José Sarney foi inquirido sobre os dissabores judiciais que assediam o sucessor.

Denunciado no STF pela Procuradoria, Renan não deveria se explicar antes de ser eleito pelos colegas nesta sexta-feira? E Sarney: "Nós ainda nem reunimos a bancada do PMDB para saber quem é o candidato. Como é que a gente já pode antecipar [e falar de Renan como candidato]?"

Curioso, muito curioso, curiosíssimo. Há mais de meio século na política, Sarney desenvolveu técnicas próprias de lidar com o adverso. Ele olha as pessoas ao redor e diz de si para si: sob esse exterior assim, meio idiota, decerto escondem-se débeis mentais completos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.