Topo

Josias de Souza

Yoani é ‘recepcionada’ em Recife com protesto

Josias de Souza

18/02/2013 04h24

A blogueira cubana Yoani Sanchez chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (18). Desembarcou em Recife. Foi recepcionada com um protesto que reuniu cerca de 20 pessoas. Os manifestantes acusaram-na de fazer campanha anti-Cuba. Jogaram em sua direção notas falsas de dólar.

A visitante não se deu por achada. Plugou-se no Twitter e anotou: "Foi um banho de democracia, no meu país não há este tipo de manifestação." Afora o grupo hostil, aguardavam Yoane no aeroporto cerca de dez pessoas que lhe são simpáticas. Entre elas Dado Galvão, diretor de 'Conexão Cuba Honduras', um documentário que inclui depoimento da bloqueira.

Yoani permanecerá no Brasil por uma semana. Divulgará o livro 'De Cuba, com Carinho' –uma coletânea de seus textos sobre a rotina do povo cubano sob a ditadura dos irmãos Castro. Em notícia veiculada no final de semana, o repórter  Robson Bonin informou:

"…Apesar da distância que separa o Brasil de Cuba – 5 mil quilômetros -, ela não estará livre dos olhos e muito menos dos tentáculos do regime autoritário. Para os sete dias em que permanecerá no Brasil, o governo cubano escalou um grupo de agentes para vigiá-la e recrutou outro com a missão de desqualificá-la a partir de um patético dossiê."

Mais adiante, o repórter anotou: "…O plano para espionar e constranger Yoani Sánchez foi elaborado pelo governo cubano, mas será executado com o conhecimento e o apoio do PT, de militantes do partido e de pelo menos um funcionário da Presidência da República." Um assessor do ministro Gilberto Carvalho participou de reunião na embaixada de Cuba, em Brasília.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.