Topo

Josias de Souza

Dilma trabalha com ministério pré-datado: 1 ano

Josias de Souza

18/03/2013 06h53

Esplanada dos Ministérios: gabinetes de altíssima rotatividade

Recém-recauchutado, o ministério de Dilma Rousseff tem prazo de validade de um ano. Ministros que irão às urnas em 2014 terão de deixar a Esplanada no comecinho de abril de 2014.

Na conta de um auxiliar da presidente, o êxodo produzirá pelo menos 14 baixas na Esplanada –dos petês Gleisi Hoffmann e Fernando Pimental aos pemedebês Gastão Vieira e Antônio Andrade, que acaba de ser nomeado.

Considerando-se que muitos auxiliares de Dilma deixarão os cargos antes que a plateia lhes decore os nomes, convém parar de perguntar o que Brasília pode fazer por você. Engole o novo ministério, tape o nariz para o próximo e vê se não chateia.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.