Topo

Josias de Souza

Lula e Dilma celebram o poder na terra de Aécio

Josias de Souza

31/03/2013 23h55

Em ritmo de campanha fora de época, o PT reunirá Lula e Dilma Rousseff num ato festivo em Belo Horizonte, o quintal político de Aécio Neves. Será em duas semanas, no dia 15 de abril. O pretexto é, de novo, o de celebrar os dez anos de petismo no poder. O motivo real é o de preparar 2014.

O ato inaugural da série, em São Paulo, no dia 20 de fevereiro, foi precedido de um discurso de Aécio. Da tribuna do Senado, o presidenciável tucano inventariou os "13 erros do PT" no governo. Horas depois, ao replicar, Lula lançou a recandidatura de Dilma.

"Eu não vou responder a eles, eles podem se preparar", disse, sob aplausos da militância. "Eles podem juntar quem eles quiserem, porque se eles têm dúvidas, nós vamos dar como resposta a eles a reeleição da Dilma em 2014." Na sua vez de discursar, Dilma pisou no calo do tucanato.

"Nós não herdamos nada, nós construímos", declarou a presidente. Cinco dias depois, num seminário realizado em Belo Horizonte pelo PSDB mineiro, Fernando Henrique chamou Dilma de "ingrata". Ela "cospe no prato que comeu", afirmou, ao lado de Aécio.

É contra esse pano de fundo envenenado que o PT realiza a pajelança de Belo Horizonte. No mesmo dia, Lula receberá na Assembléia Legislativa o título de "cidadão honorário de Minas Gerais." Mineiro de papel, poderá agir como os políticos locais, célebres por recorrer a todos os estratagemas para atingir seus subterfúgios.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.