Blog do Josias de Souza

Comissão do Senado convoca Gilberto Carvalho

Josias de Souza

A Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado aprovou nesta terça-feira (14) requerimento de convocação do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). Deseja-se obter dele explicações sobre a notícia de que a pasta sob seu comando realizou investigação paralela à sindicância aberta na Casa Civil contra Rosemary Noronha, a Rose, ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo.

Sob a coordenação da ministra Gleisi Hoffmann, os técnicos da Casa Civil detectaram “indícios de enriquecimento ilícito” de Rose. A equipe de Carvalho questionou a legalidade da sindicância. Diante do paradoxo, o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) requereu a convocação do ministro, amigo e ex-auxiliar de Lula, a quem Rose servia quando utilizou o cargo e o prestígio para traficar influência no Estado.

Havia oito senadores na hora em que o pedido de Aloysio Nunes foi a voto. Cinco posicionaram-se a favor. Agora, a direção da comissão marcará a data para que Gilberto Carvalho compareça ao Senado.