Topo

Josias de Souza

‘Vamos esquecer toda essa confusão’, diz Pelé

Josias de Souza

20/06/2013 04h11

Em meio a grandes barulhos, o silêncio às vezes é muito necessário. Quando o barulho vem de um movimento como esse que sacode o Brasil há 13 dias, aí mesmo é que vale a pena calar de todo só para ouvir as ondas do insondável emitidas pelo inimaginado. Pelé, além de não compreender a eloquência da algaravia, atravessou no caminho dos manifestantes um vídeo esquisito.

Na peça, Pelé pede aos torcedores que apoiem a seleção brasileira, abstendo-se de vaiar o escrete. "Vamos esquecer toda essa confusão que está acontecendo no Brasil", encarece ele a certa altura. "E vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue. Não vamos vaiar a seleção. Vamos apoiar até o final." Para ser delicado: Pelé perdeu uma grande oportunidade de expressar-se na linguagem da mudez.

Ele gravou sua mensagem antes da partida em que o Brasil prevaleceu sobre o México por 2 a zero, nesta quarta. Seus comentários foram recolhidos pela emissora Tribuna, que retransmite a Globo na cidade de Santos. A reação das redes sociais foi do tamanho da tolice que a gerou. Para sorte da maioria dos torcedores,  o ruído não foi ao ar em rede nacional.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.