PUBLICIDADE
Topo

Josias de Souza

Hálito das ruas produz bom senso na Câmara

Josias de Souza

25/06/2013 21h49

A Câmara acaba de rejeitar a PEC 37 –aquela proposta de emenda à Constituição que retirava o poder do Ministério Pública de realizar investigações criminais. A proposta obteve apenas 9 votos a favor. Votaram contra 430 deputados. Houve 2 abstenções. Ninguém se animou a defender o projeto.

Há duas semanas, antes que a rapaziada descesse ao meio-fio, era grande, muito grande, enorme o risco de aprovação da proposta. Algo que daria às polícias federal e civil o monopólio da investigação. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) produziu a melhor explicação para a reviravolta:

"O hálito quente das ruas no cangote da maioria dos partidos os fez ficar contra a PEC 37, levando-nos a essa surpreendente quase unanimidade". Mais cedo, os deputados já haviam bloqueado o repasse de R$ 43 milhões para a Copa. De novo, o bafo.

Mais do que soprar, a multidão que tomou a ruas mostrou os dentes. O brasileiro sempre foi visto como cachorro que não morde. Há muito tempo deixara de abanar o rabo. De repente, foi ao asfalto para distribuir mordidas. Os congressistas estão com medo. "Vai ao arquivo!", acaba de anunciar o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Serviço: Os nove deputados que votaram a favor da PEC 37 são os seguintes: Abelardo Lupion (DEM-PR), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Eliene Lima (PSD-MT), João Campos (PSDB-GO), João Lyra (PSD-AL), Lourival Mendes (PTdoB-MA), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Mendonça Prado (DEM-SE), Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.