Topo

Josias de Souza

Diplomata que organizou fuga falará no Senado

Josias de Souza

26/08/2013 22h03

Eduardo Saboia desembarca em Brasília para ser informado sobre afastamento do posto em La Paz

Responsável pela organização e execução do plano de fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina, o diplomata Eduardo Saboia será ouvido pela Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta quinta-feira (29). Contará aos senadores o que o levou trazer para o Brasil o líder da oposição a Evo Morales, que estava asilado na embaixada brasileira em La Paz havia 15 meses.

Deve-se o convite ao presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Saboia aceitou prontamente. Fez isso depois de ter sido informado sobre as consequências funcionais do seu gesto. Por ordem de Dilma Rousseff, o Itamaraty afastou-o do posto de conselheiro de negócios da embaixada do Brasil em La Paz. De resto, abriu contra ele processo administrativo disciplinar.

"Acabei de acertar com o Eduardo Saboia a vinda dele ao Senado", disse o senador Ferraço ao blog. "Ele virá à Comissão de Relações Exteriores para explicar, detalhadamente, todo o episódio, todo o roteiro e todas as circunstâncias que o levaram a tomar a decisão que tomou. Falará na comissão que tem a atribuição de fiscalizar a política externa do país."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.