PUBLICIDADE
Topo

Josias de Souza

Eduardo Campos inventa o socialismo de direita

Josias de Souza

31/08/2013 20h07

Eduardo Campos sela aliança com os Bornhausen na casa do governador Raimundo Colombo (SC)

Enquanto se equipa para a disputa presidencial, Eduardo Campos remodela o seu Partido Socialista Brasileiro. Já encurtou a bainha, mandou tingir de outra cor, alargou na cintura e afrouxou nos ombros. Agora, cabe tudo na legenda. Inclusive o liberal Paulo Bornhausen. Ex-DEM e ex-PSD, o filho de Jorge Bornhausen agora é um socialista de carteirinha. Tornou-se presidente do PSB em Santa Catarina.

Em entrevista, Eduardo Campos admitiu: "Aparentemente, é uma contradição". Mas disse que "há momentos políticos importantes na história em que há esse tipo de encontro. Todas as vezes que o Brasil se preparou para fazer mudanças importantes foram construídas frentes políticas e frentes sociais para fazer esse tipo de inversão." Ou Eduardo Campos antevê uma revolução que nem te digo ou inventou algo que vou te contar: o socialismo de direita.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.