Topo

Josias de Souza

Ator global anuncia filme sobre mensalão: ‘golpe’

Josias de Souza

10/09/2013 20h31

O ator petista José de Abreu anunciou no Twitter que levará o mensalão ao cinema: "Acabo de fechar um contrato para a filmagem de 'AP-470, O golpe jurídico'. Vou fazer um dos ministros e produzir o longa", escreveu. Ouvido pelo repórter Carlos Rollsing, ele esclareceu que o projeto é embrionário.

"Não tenho nada ainda para falar. Foi só um primeiro contrato que eu fiz para garantir o nome. Ainda estou muito envolvido com a novela, vamos estrear Joia Rara [na TV Globo], que é um dos maiores papeis da minha vida. Eu só coloquei mesmo [no Twitter] porque eu fiquei feliz, mas isso é coisa para o ano que vem."

Que ministro vai interpretar, o Lewandowski? "Não sei qual ministro vou fazer, não temos roteiro ainda…" Como fará a pesquisa? "Sou muito amigo do Zé Dirceu, vou ter acesso a coisas importantes. Tem muita coisa pública…" Outras fontes? Delúbio, Gushiken…"

Fontes do outro lado? "Tem o Roberto Jefferson, que deve saber de muita coisa. Onde estão os U$ 4 milhões que ele disse que sumiram do cofre do partido em Brasília? E isso o STF também não pergunta. Mas basicamente esses contatos vão ser feitos pelo roteirista e pela sua equipe…"

Se o STF decretar prisões, isso aparecerá no filme? José de Abreu ri. E declara: "Não sei, você está viajando. Tudo é possível numa obra de arte. A criatividade não pode ter limite. A gente não pode impor limite ao roteirista…"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.